Circuitos Eléctricos

Toda a electrónica que usamos hoje em dia é composta por complexos circuitos eléctricos. Os circuitos eléctricos são feitos de componentes, cabos, e electricidade, para atingir um objectivo.

Circuito Básico

Um circuito eléctrico básico tem uma fonte de alimentação, cabos a ligar os componentes e os componentes. Abaixo está um exemplo simples que mostra algumas resistências ligadas em paralelo e em série.

Esquema 

Os desenhos de circuitos eléctricos complexos chamam-se "esquemas". Os esquemas mostram como os diferentes componentes estão ligados entre si. Existem símbolos estandardizados para cada um dos componentes. Isto permite que diferentes engenheiros possam trabalhar no mesmo projecto.

Circuito Impresso 


Um circuito impresso é usado para ligar vários componentes eléctricos diferentes num circuito funcional. Os "cabos" que ligam os componentes são feitos na própria placa. Pode até haver diferentes camadas na placa, em que cada uma tem o seu conjunto de cabos. Pequenos buracos chamados "vias" são perfurados na placa para fazer as ligações entre camadas. Depois os componentes são soldados na superfície da placa para fazer as ligações eléctricas.

Carga e terra

Num circuito impresso complexo, normalmente haverá pelo menos uma camada dedicada à terra e outra à carga. A camada dedicada à terra serve como um caminho de retorno para a corrente para muitos dos componentes. A maior parte dos componentes mais activos tem pelo menos um pino que tem que estar ligado à terra.

Um circuito impresso complexo tem por norma pelo menos uma fonte de alimentação CC (corrente contínua). Nalguns circuitos muito compexos pode haver várias fontes de alimentação. As fontes de alimentação habituais têm +3.3V, +2.5V, or +1.8V dependendo da tecnologia usada. Normalmente é usada uma camada completa de um circuito para a tensão da fonte de alimentação principal. É esta fonte de alimentação que é usada para alimentar os componentes activos.

Componentes Passivos

Os componentes passivos de um circuito são os componentes que não precisam de alimentação externa. Eles residem na corrent do circuito e não precisam de ser alimentados. Alguns exemplos destes tipos de componentes incluem as resistências, os condensadores, os inductores e os conectores.

Componentes Activos
Os componentes activos de um circuito precisam de alimentação externa. Eles ligam-se à fonte de alimentação e podem injectar carga no circuito como, por exemplo, para amplificar um sinal. Os diodos, transistores e circuitos integrados como o CPU do teu computador são alguns exemplos de componentes activos.

Factos Interessantes sobre Circuitos Eléctricos

  • Num circuito analógico a corrente ou a tensão variam com o tempo;
  • Num circuito digital são atribuídos aos sinais eléctricos valores que se representam por zeros e uns;
  • Há circuitos extremanente complexos em chips de computadores. Os CPUs dos computadores recentes têm circuitos feitos de biliões de transistores.